Sejam Bem-Vindos!

.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Trabalhando com Quadrinhos

 A aula na qual vamos apresentar foi aplicada aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, enfatizando as disciplinas de: Língua Portuguesa, Artes e Informártica.
Podemos dizer que foi um aula bastante produtiva já que os alunos estavam super empolgados, curiosos e participativos. Tudo foi realizado por etapa como pode ser visto abaixo:
  • 1º Momento: As crianças tiveram o primeiro contato e leram algumas historinhas do gibi Turma da Mônica
  • 2º Momento: Após a leitura, a professora irá ensinou a manusear o material corretamente, ou seja como as páginas devem se viradas (Cuidado: com as mãos limpas, não rasgar e não amassar), logo em seguida foi explicado as falas dos personagens, os recursos visuais, sempre estimulando os alunos através de perguntas, como por exemplo: quais os personagens elas conhecem, discutir as principais caraterísticas físicas e comportamentais, apresentar a sequencia das histórias.
  • 3º Momento: Para a leitura compartilhada, distribuimos exemplares do mesmo gibi para que todos possam acompanhar a história individualmente, em duplas ou em trios. Depois escolhemos uma das histórias, recortamos os quadrinhos e embaralhamos  afim de que em formado em grupos tenahm o  desafio é remontar na ordem correta.

    4º Momento: Após todo processo acima, os alunos foram elaborar uma história em quadrinho, utilizando o recurso do jogo HAGAQUÊ, que permite criar o quadrinhos com tempo, espaço, fala, personagens etc, porém antes o coordenadora  tecnológica ensinou aos alunos como utilizar este recurso. Os alunos vão usaram a criatividade e posteriormente foi feita a correção ortográfica no laboratório de informática, depois de tudo executado, realizamos uma exposição onde mostramos a criatividade de cada quadrinho criado pelos alunos.
    Assista abaixo slides que mostarm um pouco de cada processo:

      

Um comentário: